Taxas de portagem

As taxas são calculadas através da multiplicação de uma tarifa unitária/quilómetro pelo n.º de quilómetros percorridos.

As taxas são calculadas através da multiplicação de uma tarifa unitária/quilómetro pelo n.º de quilómetros percorridos. Ao valor resultante desta multiplicação é acrescido o valor do IVA à taxa em vigor. As taxas serão, depois, arredondadas para cima ou para baixo para o múltiplo de 0,05€ mais próximo. A forma como as taxas são calculadas está definida na base XV do Contrato de Concessão da Brisa - DL n.º 294/97, de 24 de Outubro.

A tarifa unitária varia em função do tipo de veículo e subdivide-se em 4 classes, conforme definido na Base XIV do Contrato de Concessão da Brisa - DL n.º 294/97, de 24 de Outubro. De acordo com o referido DL, existem 2 critérios para a classificação das viaturas:

Altura do veículo medida à vertical do primeiro eixo;

Número total de eixos do veículo.

Esquematicamente, podemos resumir a forma de classificação das viaturas através dos quadros apresentados abaixo:

Veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a

1,10m, com ou sem reboque

*Os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual,no entanto, ao aderirem à cobrança electrónica - Via Verde - passam a ser considerados classe 5.

Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m.

Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m.

Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m.

Consulta de taxas de portagem

Para facilitar a consulta das taxas de portagem em vigor, nas auto-estradas da rede Brisa, colocamos ao seu dispor as seguintes opções:

- Cálculo das taxas de portagem para percursos específicos, colocando apenas a origem, o destino e a classe da viatura - (Em Manutenção)

- Download de todas as taxas de portagem das auto-estradas praticadas na rede Brisa, para os vários percursos possíveis — Clique aqui para efectuar o download