Gestão Activa de Tráfego

Tendo em vista a prestação de um serviço de elevada qualidade na assistência, socorro, patrulhamento, protecção e informação ao cliente, a gestão e coordenação de operações nas auto-estradas é assegurada a partir do Centro de Coordenação Operacional (CCO), que se localiza junto à sede da Brisa, em Carcavelos, e que coordena todos os meios necessários à gestão activa de tráfego. No decorrer de 2007 o sistema de Gestão no âmbito da Coordenação Operacional foi certificado na norma NP EN ISO 9001:2000, com os objectivos de melhorar a satisfação dos clientes, a execução dos processos, facilitar o acesso a novas oportunidades de negócio e aumentar a satisfação e motivação dos colaboradores.

O CCO faz a gestão activa de tráfego em estreita colaboração com 12 Centros Operacionais, distribuídos por todo o país e por toda a rede de auto-estradas operadas pela Brisa Operação & Manutenção, estando preparado para operar outras redes caso tal seja necessário. A gestão e a coordenação de meios a partir deste Centro cobrem os variados aspectos da actividade corrente, destacando-se em particular a colaboração na emissão de pareceres e a implementação de planos de Gestão de Tráfego.

Ao nível dos patrulhamentos efectuados pela Brisa O&M (Operação e Manutenção), o CCO promove a respectiva fiscalização, em colaboração com os Gestores dos Centros Operacionais, de modo a maximizar o nível, qualidade e tipo dos serviços prestados, através da minimização do tempo de resposta.

A actividade do CCO está suportada pelo equipamento de telemática rodoviária instalado na rede de auto-estradas, num total de cerca de 170 painéis de mensagem variável (PMV's), possibilitando uma informação dinâmica e em tempo real aos clientes, e de cerca de 700 câmaras, o que permite uma cobertura da rede superior a 80%. Refira-se que estas últimas contribuem com cerca de 8% na detecção de incidências.

O facto de o CCO possuir uma base de dados de todas as incidências que ocorrem na rede, permite a análise e o tratamento estatístico dos dados relevantes para a operação, permitindo a construção de indicadores de gestão, bem como a possibilidade de melhoria contínua do sistema.