Brisa renova e melhora acessos da A5

Oeiras

19/03/2019

A Brisa Concessão Rodoviária inicia esta semana a remodelação de dois acessos da A5 – Auto-Estrada da Costa do Estoril, em Oeiras. Um investimento de dois milhões de euros, para melhorar as condições de circulação num dos trajetos mais procurados diariamente nesta autoestrada.

Os trabalhos no nó de Oeiras, no sublanço Estádio Nacional/Oeiras, entre os kms 10 e 11 (barreira de portagem do nó de Oeiras que serve o Cacém e Porto Salvo), no sentido Lisboa/Cascais, e o ramo de acesso à A5, em Oeiras, sentido Cascais/Lisboa, irão desdobrar-se em duas frentes distintas e com um desfasamento temporal entre estas. O prazo global desta empreitada é de oito meses, com conclusão prevista para 18 de novembro.

Terça-feira, 19 de março, no sentido Cascais/Lisboa, iniciam-se os trabalhos de prolongamento da via de aceleração do ramo de acesso da A5, aumentando a sua extensão por mais 500 metros, criando assim uma quarta via, até perto da área de Serviço de Oeiras, conforme ilustrado nestas animações.

Esta empreitada tem uma duração prevista de quatro meses, devendo estar concluída até 18 de julho. Durante estes meses, será feito um desvio temporário das três vias existentes no sentido Cascais/Lisboa, as quais, embora ligeiramente desfasadas da posição atual, se vão manter permanentemente em serviço, com sinalização da nova configuração da plataforma.

Numa segunda fase, em data a anunciar oportunamente, irão ser realizados trabalhos, no sentido Lisboa/Cascais, para reformulação da barreira de portagem do nó de Oeiras, que serve a saída para Cacém e Porto Salvo, melhorando este acesso ao concelho de Oeiras, e aos seus centros empresariais de Lagoas Parque, Quinta da Fonte e Tagus Parque.

Os trabalhos nesta barreira de portagem, para reconfiguração das saídas dedicadas para Cacém/Porto Salvo e Tagus Park, e criação de vias específicas (incluindo Via Verde) para o Tagus Park, vão decorrer principalmente no período noturno ou, em alternativa, nos fins de semana.

A Brisa assegurará informação atualizada da evolução destes trabalhos e dos eventuais impactos nas condições de circulação no local, através dos canais habituais.

A Brisa agradece a compreensão dos seus clientes face a eventuais inconvenientes que possam ocorrer devido aos trabalhos, e apela a todos para uma condução mais prudente e atenta, durante o período de obras.